íntron - definizione. Che cos'è íntron
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:     

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è íntron - definizione

Intrões; Intron; Introns; Sequência de intervenção; Seqüência de intervenção; IVS; ADN-lixo; Íntrons; Íntron; Adn-lixo
  • Representação esquemática da sequência exon-íntron em um gene, aqui representado por um cromossomo.

íntron         
sm (intro+on) Genét Região do ácido desoxirribonucléico de eucariotos que, após a transcrição, é retirada do ácido ribonucléico.
Intrão         
são secções de DNA localizadas em um gene que são removidas por splicing de RNA durante a produção do mRNA ou de outro RNA funcional. São também chamados de sequências intervenientes (IVS) ou sequências interpostas.
íntron      
s.m.
-gen segmento de um gene cuja seqüência de nucleotídeos não codifica aminoácidos a serem introduzidos na molécula de proteína F cf. éxon
-gram pl.: íntrones e (B) íntrons
-etim ing. intron (1975-1980) 'id.', de intr(o)- + -on (suf. us. nos nomes de partículas subatômicas e em outras unidades mínimas de diversas áreas científicas), prov. de -ion

Wikipedia

Intrão

Intrões (português europeu) ou Introns (português brasileiro) são secções de DNA localizadas em um gene que são removidas por splicing de RNA durante a produção do mRNA ou de outro RNA funcional. São também chamados de sequências intervenientes (IVS) ou sequências interpostas. Em outras palavras, os íntrões são regiões não-codificantes que são eliminadas por splicing antes da tradução. A palavra íntrão é derivada do termo região intragênica (do inglês, "intragenic regions"), ou seja, corresponde a uma região dentro de um gene. O termo íntrão refere-se tanto à sequência de DNA dentro de um gene, quanto à sequência correspondente em transcritos de RNA. As sequências que são unidas no RNA maduro final após o splicing do RNA são exões.

Inicialmente, os intrões eram considerados parte do DNA-lixo, por serem regiões não-codificantes de proteínas; no entanto, pesquisas posteriores demonstraram o papel dos intrões na regulação da expressão gênica e também em um processo chamado splicing alternativo. Os intrões são encontrados nos genes da maioria dos organismos e de muitos vírus, e podem estar localizados em uma ampla gama de genes, incluindo aqueles que produzem proteínas, RNA ribossômico (RNAr) e RNA de transferência (RNAt). Quando as proteínas são geradas a partir de genes contendo intrões, o splicing do RNA ocorre como parte da via de processamento do RNA que segue a transcrição e precede a tradução.